quinta-feira, 10 de maio de 2012

Boletim Meteorológico -Abril 2012


No mês de abril de 2012 a estação meteorológica da UNIFEI foi desativada para manutenção. Assim, as informações de temperatura e precipitação apresentadas nesse informativo foram baseadas nos dados registrados na estação automática pertencente ao INPE/IGAM, que está instalada ao lado da estação da UNIFEI.

A Figura 1 mostra a média diária da temperatura máxima, mínima e média e o total diário de precipitação no mês de abril. A temperatura do ar média oscilou entre 17,1º C e 22,7º C (a média foi 20,7º C). A maior temperatura máxima registrada foi 31,5º C (dias 5, 6, 8 e 9) e a menor temperatura mínima foi 12º C (dias 25 e 26). Em 12 dias do mês ocorreu precipitação, contabilizando um total de 160,5 mm.

Entre os dias 06 e 08 de abril a precipitação foi proporcionada por um cavado no campo da pressão atmosférica (baixa pressão) entre a costa sudeste do Brasil e o oceano Atlântico (Figura 2), que favoreceu a convergência de umidade sobre o centro-sul do sudeste do Brasil e, consequentemente, a precipitação. Já, entre os dias 15 e 16, a formação de um ciclone no oceano Atlântico induziu a convergência de umidade para a região sudeste (Figura 3a) favorecendo a formação de nuvens e precipitação. Este ciclone originou uma frente fria que, segundo a análise do INPE/CPTEC/GPT, chegou ao sul de Minas Gerais no dia 16 de abril (Figura 3b).



No dia 21 de abril, a presença de uma área de baixa pressão sobre São Paulo e o sul de Minas Gerais promoveu a convergência de ventos para tal região que forneceram os “ingredientes” necessários para a precipitação (Figura 4a). Nos dois dias seguintes, uma frente fria que se aproximava do sul de Minas Gerais induziu o escoamento atmosférico em sua direção, promovendo convergência dos ventos e também a precipitação.

 No dia 26, a formação de um ciclone no oceano Atlântico, próximo à costa do sudeste do Brasil (Figura 5a), foi o responsável por canalizar o escoamento atmosférico do interior do Brasil para sua região. Com isso, ocorreu convergência de umidade sobre o sul de Minas Gerais favorecendo a precipitação. Com a intensificação do ciclone surgiram as frentes fria e quente. A frente fria no dia 27 atuou próximo ao sul de Minas Gerais (Figura 5b) favorecendo a chuva. O último período chuvoso do mês foi formado pelos dias 29 e 30 e a precipitação, novamente, foi decorrente de uma passagem frontal que no dia 30 possuía característica estacionária (Figura 6).

 Os leitores que tiverem interesse em saber o número e trajetórias dos ciclones no Atlântico Sul no mês em análise podem se dirigir ao sítio www.grec.iag.usp.br.





Figura 1 Variáveis atmosféricas medidas no mês de abril de 2012 na estação meteorológica automática do INPE/IGAM localizada no campus da Universidade Federal de Itajubá (latitude 22º 24’ 46” e longitude 45º 27’06”): a) temperatura (oC) máxima diária (vermelho), temperatura mínima diária (azul) e média diária da temperatura do ar (verde) e b) totais diários de precipitação (mm).



Figura 2 Análise sinótica ao nível médio do mar no dia 06/04/2012 às 06 Z (03 horas local) mostrando um cavado (linhas amarelas) próximo à costa sudeste do Brasil. Fonte: INPE/CPTEC/GPT


Figura 3 a) Análise sinótica no nível de 850 hPa no dia 15/04/2012 às 12 Z (09 horas local) mostrando o escoamento atmosférico convergindo (setas laranjas) sobre o sul de Minas Gerais. b) Análise sinótica ao nível médio do mar no dia 16/04/2012 às 06 Z (03 horas local) mostrando uma frente na divisa do estado de Minas Gerais com o estado de São Paulo. Nessa figura a frente encontra-se estacionária (representada por triângulo azul intercalado por semicírculo vermelho). Fonte: INPE/CPTEC/GPT.


Figura 4 a) Análise sinótica no nível de 850 hPa no dia 31/04/2012 às 12 Z (09 horas local) mostrando o escoamento atmosférico convergindo (setas laranjas) sobre o extremo sul de Minas Gerais. b) Análise sinótica ao nível médio do mar no dia 23/04/2012 às 06 Z (03 horas local) mostrando uma frente na divisa do estado de Minas Gerais com o estado de São Paulo. Nessa figura a frente encontra-se estacionária (representada por triângulo azul intercalado por semicírculo vermelho). Fonte: INPE/CPTEC/GPT.



Figura 5 a) Análise sinótica ao nível médio do mar no dia 26/04/2012 às 18 Z (15 horas local) mostrando um ciclone (indicado pela letra B) próximo à costa sudeste do Brasil. b) Análise sinótica ao nível médio do mar no dia 27/04/2012 às 12 Z (09 horas local) apresentando uma frente estacionária próximo ao sul de Minas Gerais. Nota-se que a frente fria formada a partir do ciclone se conecta com a frente fria presente no interior do continente (figura a esquerda). Fonte: INPE/CPTEC/GPT.



Figura 6 Análise sinótica ao nível médio do mar no dia 30/04/2012 às 12 Z (09 horas local) mostrando uma frente estacionária (representada por triângulo azul intercalado por semicírculo vermelho) no extremo sul de Minas Gerais. Fonte: INPE/CPTEC/GPT.




Resumo informativo sobre o tempo em Itajubá
Programa de Graduação em Ciências Atmosféricas - Instituto de Recursos Naturais – Universidade Federal de Itajubá
n° 18 – mês de referência: Abril/2012 
Desenvolvimento: Profa. Michelle Reboita
Colaboração: Prof. Arcilan Trevenzoli Assireu
       
                      Isabella Fortes Guimarães
                      Carolina Daniel Gouveia 
                      Técnica:Tatiana Amaro







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores